Foi anunciado assim (tradução livre): “De 2.018 inscrições em 116 países, selecionamos 120 mulheres fundadoras extraordinárias. O Aurora Tech Award tem orgulho de apoiá-las enquanto lideram a transformação de seus setores.”
E na sequência da página, em ordem alfabética, a lista das 120 fundadoras extraordinárias com foto, iniciativa, site, região e país de origem. Abrindo a lista da letra F, entre a Esther Eruchie, da Nigéria e a Favour Agwuna, também da Nigéria, lá estou eu! Que alegria!!! Confira a lista:
https://www.auroratechaward.com/longlist-2025
Não é o prêmio ainda, tem ainda mais 2 etapas de seleção. Mas já estamos comemorando muito e MUITO este reconhecimento. Pois quando uma comissão que nunca ouviu falar de seu trabalho, compreende o valor de sua solução e a seleciona na Lista que contém somente 6% das inscritas, todas as pessoas envolvidas na startup são reconhecidas também! No nosso caso, 90% dos envolvidos na startup são mulheres de todas as idades, cores, jeitos e origens possíveis de nossa brasilidade. E este reconhecimento nos toca mais profundamente porque somos uma inovação em processo industrial para confecção de camisetas em design zero desperdício. Onde dentro do setor de inovação industrial, a moda é tratada como futilidade. E dentro da indústria da moda ainda, somos tratadas como “menos importantes” porque focamos em camisetas, que é um produto banal, cotidiano.
Fato é que justamente por nosso foco ser tão cotidiano, ele é de altíssima demanda. Repetimos aqui: “ – Se hoje você ainda não vestiu uma camiseta, ainda vai vestir, nem que seja como pijama!” Só que a banalidade da camiseta começa antes dela chegar até quem veste, quando ela gera 20% de descarte lá na mesa de corte do início da confecção. Um descarte tão banalizado que chega a ser invisibilizado. E nossa startup ataca esta poluição que não está visível aos nossos olhos no cotidiano, mas que é gerada diariamente na produção do item mais vestido do planeta.
É por isso que estamos comemorando COM MUITA ALEGRIA esta visibilidade, este reconhecimento! De um prêmio que olha para nós, mulheres, que empreendem com tecnologia para impactar positivamente o planeta que compartilhamos. Não é uma área fácil para o empreendedorismo feminino, mas estes momentos de alegria, nos ajudam a reanimar e seguir de peitos erguidos para os próximos desafios!
Muito obrigada de todo coração a todos que nos acompanham nesta jornada!
Fabiana Muranaka – janeiro 2025