como nos transformamos em uma startup

Texto Shirlei Paterno

Desde o início de 2019, Fabiana Muranaka, CEO da no.wasTee, nutria uma angústia genuína na busca por reduzir o descarte de resíduos no design das camisetas. Dentro da LaLuz Brasil, empreendimento social mãe da solução, a designer realizou testes de ergonomia e vestibilidade da técnica de modelagem a partir de quadrados e retângulos para o uso integral dos tecidos na produção das peças.

A história ganhou uma nova página em 2020, durante a pós-graduação em Modelagem e Moulage para a Indústria, quando Fabiana começou a desenvolver processos mais eficientes ao investigar as operações nas indústrias da moda.

No entanto, foi somente após a jornada e premiação no Green Concept Awards 2022 da Ikea Foundation que a designer foi desafiada a transformar o conceito sustentável, Zero Desperdício, em um produto altamente escalável. Assim, nasceu a no.wasTee.

A no.wasTee não se limitou a ser apenas um conceito de camiseta. Percebeu-se que não era apenas um produto altamente escalável, mas sim uma inovação com potencial para transformar toda a indústria da moda em direção à sustentabilidade.

A verdade? Até aquele momento, não tínhamos ideia de que estávamos inovando. A partir daí, compreendemos que representávamos mais do que uma solução; éramos um movimento em prol de uma da moda mais consciente e sustentável.

Atualmente, a no.wasTee está participando do Programa de Aceleração de Inovação para a Indústria do Habitat do Senai/PR e recentemente lançou o MVP de seu software. O objetivo é oferecer à indústria da moda uma verdadeira biblioteca de mix de camisetas em design zero desperdício, acompanhada de uma ferramenta que garante transparência em toda a operação.

Por trás dessa jornada está uma equipe formada apenas por mulheres, em busca de difundir conceitos de moda mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *